Descrição

Imagem do blog
Comparação entre detalhe da Carta "Pedro Reinel me fez" (1485) e a costa do México.
Ver explicação neste knol.


Porquê Alvor-Silves?
  • Alvor e Silves são duas localidades algarvias, com importância na história de Portugal. 
  • Alvor foi identificada à cidade romana de Portus Annibalis, referindo a sua ligação cartaginesa a Aníbal.
  • Silves será mais conhecida pela importante Tarifa de Silves (reino independente árabe).
  • A sua associação é feita no contexto do relato da morte de D. João II.
  • D. João II depois de procurar tratamento nas Caldas de Monchique, decide morrer no Alvor, e solicita ser enterrado na Sé de Silves, só depois será transladado para o Mosteiro da Batalha.
As investigações que iniciei acidentalmente em Outubro/Novembro de 2009 levaram-me a várias inconsistências e mistérios sobre o período dos descobrimentos. Tal como o Infante D. Henrique, que escolhe Lagos para morrer, a opção de D. João II escolher como lugar de morte Alvor e Silves, não foi acidental... encerra um mistério, propositado, legado pelo maior protagonista da empresa dos descobrimentos.

Tese de Alvor-Silves
Foi o título colocado à primeira compilação de conclusões publicada até 31 de Dezembro de 2009, no knol.
A versão original encontra-se em
e depois de alguns polimentos, menos opinativos, foi colocada uma versão como pdf
com o essencial sobre a parte cartográfica.
O ponto fundamental será entender as informações documentais no contexto político para a sua divulgação. Ou seja, há informações contraditórias... e ou aceitamos uma versão oficial "bacoca", com muitos medos e erros, ou tentamos compreender que aquilo que foi divulgado estava sujeito a escrutínio da Inquisição. 
Por isso houve documentos perdidos, como se queixaram João de Barros e Damião de Goes, e na prática pouco ou nada nos chegou da época de D. João II. Grande parte das publicações interessantes, ainda sujeitas a controlo inquisitorial, acabaram por aparecer na transição para o reinado de D. Sebastião (e nesse reinado).

Assuntos do blog Alvor-Silves
O blog Alvor-Silves continua a colocar informação documental histórica, mais relacionada com o período dos descobrimentos marítimos, mas também com ligação a outros tempos. A referência a períodos de civilizações mais antigas, no contexto dos mitos de Tubal, Hércules, Ulisses, influenciaram a cultura portuguesa, até à sua quase anulação, primeiro na época pombalina, e depois após Alexandre Herculano.
Por isso, os diversos registos históricos, do Séc. XV até ao Séc. XIX são considerados de maior interesse, alargados a tempos anteriores, colocando-se em segundo plano assuntos de História do Séc. XX, ou XXI. 
É importante conhecer bem a história com mais de um século, e só depois conjecturar sobre o contexto recente ou actual. Assim se poderá compreender o que determinou a selecção dos escritos divulgados, e a quase supressão doutras obras valiosas.

Para assuntos com maior actualidade, foi definido um outro blog: