sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cândido Costa (1)

Já referimos o livro "O Descobrimento da América e do Brasil", publicado há mais de 100 anos, em 1896, por Cândido Costa. Começamos a enumerar os diversos registos antigos de que ele dá conta no seu livro, e usaremos a seguinte estrutura:
Local (autor do relato): descrição.

  • Centro de Pernambuco (por Conde de Nassau, via Ferdinand Denis): pedras redondas e sobrepostas, e outras sobrepostas, pela mão do homem.
  • Paraíba (por Koster): figuras desconhecidas numa pedra.
  • Piauí : nas abas de diversos rochedos têm sido encontrados hieróglifos, em língua desconhecida, atribuídas aos índios Guegues.
provavelmente Costa referia-se à Serra da Capivara (img)
  • Serra da Ribeira do Curumatá: (idem)
  • Margens do Iapurá: (idem)
  • Espírito Santo (por Prince Maximiliano de Wied-Neuwied): encontrou nas ruínas de uma cidade do Estado do Espírito Santo inscrições semelhantes.
  • Serra de Anastabia: inscrições que descrevem uma batalha (ver fig. pag. 280 do livro de F. Denis)
  • Minas Gerais - Serra de Itaquatiara (Dr. Matheus): no alto da serra encontram-se três cruzes simbólicas e hieroglificas. Cândido Costa acrescenta que "Itaquatiara" significa na língua indigena, pedra riscada.
... apesar de haver muitas itacoatiaras, como a Pedra do Ingá, não encontrei nenhum registo para Minas Gerais.
  • Baía - margens do Rio de Contas (José Accioli): ao fazer as fundações da casa encontrou uma espada com copos de prata, bem como pedaços de louça puríssima da Ásia, e outros artefactos de vidro, bordados com douradura. Acrescenta Costa que nesse lugar, à profundidade encontrada, só poderiam ter-se passados muitos séculos.
... o espectacular Rio de Contas e a denominada região da Chapada Diamantina, na Baía. (img)



Destes vários registos assinalados por Cândido Costa seria de esperar numerosas referências na internet... no entanto, para além dos sítios conhecidos, próximos da Pedra do Ingá e da Serra da Capivara, as outras referências são apenas vistas em textos antigos.

(continua)

E entretanto, enquanto preparávamos este texto, encontramos um texto surpreendente de Ludwig Schwennhagen:

1 comentário:

  1. Será só impressão minha, ou está uma avestruz nessa imagem da serra da Capivara?

    ResponderEliminar