terça-feira, 1 de março de 2011

Heraclito & Democrito

Um tema que acabou por fazer algum sucesso, ao longo dos séculos posteriores, foi quadro de Bramante de 1477, conhecido sob o título Heraclito "choroso" e Demócrito "risonho"...
Como é fácil perceber, há algo de errado com o quadro:

Primeiro, mal se percebe que o suposto Heraclito esteja a chorar, pelo contrário parece estar a sorrir... 
Há umas lágrimas acrescentadas a branco, para forçar o sentimento alterado!
Porquê?
Repare-se no globo... não no globo, mas na parede por detrás do globo!
É fácil perceber que houve uma alteração tosca na sequência de tijolos, e que haveria uma esfera maior, que foi substituída por um novo globo.
Além do mais foi disfarçado o dedo de Demócrito que apontaria, ou equilibraria, o anterior globo desenhado. O que vemos é um óptimo globo segundo a representação de Ptolomeu, o que seria natural em 1477, uma vez que a "Boa Esperança" só viria em 1488.
As setas verdes notam a delimitação do anterior globo,
A seta vermelha mostra a posição do dedo que falta.

O que teria representado antes?
Atendendo a que os patronos do Tempietto em Roma, próximo importante trabalho de Bramante, foram os fervorosos reis católicos Fernando e Isabel, presumimos que não seria conveniente estar lá representada uma certa parte, depois chamada América.
Por isso é o lado ocidental, que fica choroso, mais uma vez a esperança, a Hesperia, iria ficar ocultada... pelo menos foram libertadas as rodas das quadrigas.

Fomos encontrar no blog controversia um texto sob o nome "As lágrimas de Heraclito ou o riso de Demócrito" em que revela um texto do Padre António Vieira, na altura vítima da inquisição, sob protecção da rainha Cristina da Suécia. 
Trata-se de um debate sobre este tema, em que outro padre jesuíta, Cattaneo, diz: "Demócrito fez fez o juízo mais sábio, pois se não convenceu os interlocutores, pelo menos não os aborreceu".
Por sua vez, Vieira argumenta em favor de Heraclito: "Quem conhece verdadeiramente o mundo, chora; quem ri ou não chora, não o conhece"

Face a isto, este retrato de Donato Bramante:
tem o perfil certo!

Nota adicional: Almeida Garrett lançou uma publicação com este nome, e dizia (em jeito de epígrafe):
"Heraclito chorava e Demócrito ria, eu farei outro tanto". Acrescentando: "Eu escrevo para homens de bem. Heraclito chorará com eles sobre os males da nossa pátria; Demócrito rirá também com eles das loucuras dos nossos semelhantes". 
E apropriadas as palavras desses e destes tempos: "Não serão muitos os leitores, que não são tempos estes que abundem de tal gente, mas enfim, com os outros nunca se entendeu Heraclito, nem Demócrito, e muito menos se entende.... o Redactor"
...
(continua aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário