domingo, 6 de maio de 2018

Capitulação (1)

Um dos maiores problemas da história recente, reside nesta e noutras imagens semelhantes:

Tropas americanas mostram (1945), a civis alemães de Weimar, corpos de prisioneiros de Buchenwald.

Independentemente de outras considerações, era claro que havia um objectivo de propaganda, que iria levar a população alemã a um acto de contrição face aos crimes do regime nazi. A população alemã tinha de tal forma sido enredada na propaganda nazi, que a oposição passou de escassa a praticamente inexistente. No final da guerra, não fosse o denominado holocausto e os invasores - americanos na frente ocidental, e russos na frente oriental, não passariam disso mesmo - de invasores. Pior que isso, invasores de uma nação que, na parte visível, estava em sintonia com o seu líder, Hitler.

A mudança dramática de mentalidades deu-se justamente com a denúncia do holocausto, e a revelação de abomináveis imagens e filmes, reportando atrocidades nazis. A dose foi administrada de tal forma, que uma população que idolatrava o seu Führer, meses depois evitava a todo o custo ser ligada a ele. O apelido "Hitler" foi banido e nunca mais usado na Alemanha.

Como pela legislação europeia, adoptada em Portugal, estamos proibidos de questionar o holocausto  (como também o estaríamos, se os nazis tivessem vencido), não vou aqui discutir diferenças entre canalizações de água e canalizações de gás, a inexistência de qualquer informação a priori pelos serviços de espionagem, ou sobre o que acontece à alimentação de prisioneiros, quando os responsáveis dos campos fogem das forças invasoras, sem terem o cuidado de liquidar testemunhas.

Interessa aqui abordar as circunstâncias de uma capitulação.

Consta que num certo Monte Medulio, aparentemente contíguo ao Rio Minho, perante a inevitável derrota perante as forças invasoras romanas de Augusto, que o cercaram num fosso de 15 milhas, a população optou pelo suicídio colectivo. E, como nesse suicídio colectivo, levaram consigo mulheres e filhos, não nos ficaram descendentes dessa têmpera... Ora, esse é um problema com têmperas radicalizadas - ao longo do tempo vão sendo desbastadas pelo seu próprio radicalismo.

Qual seria a alternativa? Provavelmente o cativeiro e escravatura, pois nessa altura (22 a.C.) já os Lusitanos, e a quase totalidade de Hespanha, estavam rendidos à civilização romana, usufruindo dos seus munícipios com estatuto semelhante aos de Itália.

Bom, mas passemos para tempos mais cristãos.
Não passaria pela cabeça de ninguém colocar os alemães como escravos no Séc. XX... havia ainda a noção de colónias, e por isso inicialmente a Alemanha foi dividida em 4 zonas de administração, entregues aos vencedores... já que a França foi entendida como vencedora, apesar de Pétain.
Mesmo assim, até à constituição da República Federal Alemã (reunião das zonas francesa, inglesa e americana) e da República Democrática Alemã (zona russa), os alemães ficaram durante 4 anos numa situação periclitante, nomeadamente nos territórios alemães reclamados pela Polónia, onde foram colocados em campos de concentração até ao seu retorno a uma das Alemanhas. Assim, o número de vítimas alemãs nos campos de concentração polacos, devido a doenças, fome, espancamentos, etc... não foi pequeno, e foi comparado pelos alemães ao que se tinha passado nos seus campos de concentração.
Dos possíveis 15 milhões de alemães afectados, foi feito um balanço de 2 milhões de mortos nesse processo de fuga e expulsão dos alemães dos territórios polacos:
Há quem baixe a estimativa para meio milhão de mortes, mas seja de que forma se queira, o balanço é tenebroso para o período de 1944-50, essencialmente em tempo de paz.

Digamos ainda que, se Hitler deixou Paris, e cidades francesas, com os seus monumentos intactos, os aliados deixaram aos alemães o trabalho de reerguer pedra por pedra, grande parte das suas cidades,  e monumentos, destruídos pelos bombardeamentos constantes e arrasadores.
Bom, mas Hitler nunca capitulou... ou nunca se rendeu incondicionalmente, admitindo que a tentativa de Rudolf Hess, de tentar negociar a paz em 1941, não tinha o acordo de Hitler, e que a prisão de Spandau, não fez parte de um ballet que silenciou Hess.

A questão é justamente essa... que circunstâncias são aceitáveis para uma capitulação?
São praticamente as mesmas que são aceitáveis para uma entrada em guerra.
Simplesmente, o que antes era inaceitável, passa a ser aceitável. 
Em última análise, a realidade força a que o seja. 
As tribos do Monte Medulio rebelaram-se contra a realidade, negando-a pelo seu suicídio.
A Alemanha perdeu definitivamente a guerra, quando abraçou com sucesso o modelo de sociedade capitalista, que o regime nazi abominava.
Mas seria possível à Alemanha, decadente no Regime de Weimar, humilhada após a 1ª Guerra Mundial, passar com sucesso para o regime capitalista, sem a intervenção brutal de Hitler?
Seria possível convencer os alemães, que há séculos viviam em territórios, agora polacos, a abandoná-los e regressar à Alemanha, sem nada?
E no entanto, tudo isso foi e é aceitado hoje, depois da 2ª Guerra Mundial.
Seria agora pensável dizer aos polacos para abdicarem desse território, para o devolverem às famílias alemãs expatriadas?

Como não há uma deliberação justa, acordada por todos, entre o que é aceitável e o que é inaceitável, o recurso a termos de guerra foi o estabelecido como prática salutar desde a Guerra do Trinta Anos. Pelo menos... dado que antes ainda se reconhecia alguma deliberação aceitável, no papado em Roma, o que também não evitava várias guerras.
No entanto, a deliberação do papa Borja (ou Bórgia), em dividir o planeta entre Portugal e Espanha, foi praticamente o fim dessa credibilidade mínima.
Ao invés de enviarem os seus lóbistas para a cúria romana, a nova ordem internacional preconizou que tal entendimento passaria a funcionar dois a dois, criando uma necessidade extraordinária de embaixadores, para as despesas diplomáticas. 
É esse sistema que permanece, algo misturado com uma função papal das Nações Unidas, que pouco mais faz do que manter a ideia de uma necessidade de consenso alargado, que manifestamente não é pretendida por todos. 

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